sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Reflexão Cor 11,1-16 – Exegese sobre o texto bíblico sobre o uso do véu


Reflexão Cor 11,1-16 – Exegese sobre o texto bíblico sobre o uso do véu
Por Donald P. Goodman III – Tradução do inglês por Carina Caetano

1Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. 2E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei. 3Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.
4Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça. 5Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada. 6Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu. 7O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem. 8Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. 9Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. 10Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos. 11Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. 12Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus. 13Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? 14Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?  15Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. 16Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus. (Cor 11,1-16)

O que segue é uma simples exegese/reflexão do texto. Simples porque a exegese mais complexa seria feita com a reflexão total do texto em um artigo. Por agora, gostaria de fazer uma interpretação do texto, utilizando das palavras de São Paulo e dando às palavras o seu real significado. Essencialmente, São Paulo está dizendo que o véu – do latim velare, cobrir – é necessário para mostrar a relação entre o homem, a mulher e Deus.
Essa leitura é inteiramente clara. São Paulo começa explicando que “a cabeça de todo homem é Cristo; e a cabeça da mulher é o homem; e a cabeça de Cristo é Deus.” Aqui ele está desenhando uma analogia clássica, que sempre foi utilizada na história da igreja, particularmente na explicação do sacramento do Matrimônio: que o homem é para a mulher o que Cristo é para a Igreja. A cabeça do homem, São Paulo explica, é Cristo; a cabeça da mulher é o homem. Ele ainda nos dis que o homem “é a imagem e a glória de Deus; mas a mulher é a glória do homem.” Ele ainda observa que “o homem não é da mulher, mas a mulher é do homem”. A analogia de Deus e do homem e do homem e mulher são claras, e definitivamente não são desconhecidas para São Paulo (Cor 11, 3; Cor 11,7-8).
de fato, São Paulo é o mais odiado pelas feministas modernas por causa também da formulação da sua teoria na Epístola aos Efésios. Lá, São Paulo faz a analogia mais explicitamente, mas pode ser facilmente reconhecida como a mesma analogia que refletimos anteriormente: “Que as mulheres sejam submetidas aos seus maridos, assim como ao Senhor: porque o marido é a cabeça da esposa, como Cristo é a cabeça da igreja, Ele é o salvador do corpo. Da mesma maneira que a igreja é submissa a Cristo, que as esposas sejam também para os seus maridos em todas as coisas. Maridos, amai suas esposas, como Cristo amou a Igreja e se entregou a si mesmo por ela.” (Ef 5. 22-25).
As similaridades entre as passagens são claras: o texto do véu e este texto dos Efésios expressam a mesma analogia:
Homem x Mulher em analogias divinas
Homem
Mulher
Deus
Cristo
Cristo
A Igreja
Cristo
Homem
Imagem de Deus
Imagem do homem
Contemplação
Razão prática


St. Perpetua - Early Christian mosaic


São Paulo então utilize esta analogia para justificar seu requerimento que as mulheres cubram suas cabeças. Depois de nos lembrar que “o homem não foi feito para a mulher, mas a mulher para o homem”, ele nos diz que “Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos,”. Pode-se então concluir que este “poder” que ele diz é o véu, mencionado anteriormente; ele argumente que, porque o homem é para a mulher o que Cristo é para a humanidade, uma mulher deve ser velada. Esta é a inevitável leitura do texto, se ele for lido cuidadosamente (Cor 11,9-10).
São Jerônimo traduz esta passagem como “deo debet mulier potestatem habere supra caput” [“portanto a mulher deve vestir (símbolo do homem) o poder que está acima de sua cabeça”]. Vemos que São Jerônimo deu uma tradução literal, e consequentemente não revela completamente seu significado. O grego, de acordo com Liddell e Scott, traduz para “poder” ou “autoridade”.
Este poder, portanto, não é simplesmente um jeito estranho de dizer “cobrir-se”; isso significa, literalmente, poder ou autoridade. A mulher não precisa de algo para se cobrir em sua cabeça, ela precisa de autoridade sobre sua cabeça (“supra caput”). São Paulo está dizendo sobre a autoridade que está sobre a mulher, assim como Deus é a autoridade sobre a humanidade. A mulher, portanto, precisa de “autoridade” sobre sua cabeça; o véu para cobrir representa esta autoridade. São Paulo está configurando o véu como um sinal da submissão da mulher ao homem.
O fruto desta doutrina de submissão e cobrir-se é o simplesmente representada pelo véu cobrindo a mulher, que dá testemunho às maiores verdades do Catolicismo. Ela proclama simplesmente pela sua cabeça coberta que Deus é maior que o homem; que o homem é o líder dentro da humanidade e que a mulher é submissa ao homem. Ela também proclama sua submissão pessoal a Jesus Cristo, ao seu marido, se for casada, e aos seus superiores, se for solteira. Um mero vestuário representa todas essas coisas para um mundo duvidoso. A mulher é privilegiada para ser capaz de usar um véu.
Essa analogia de Cristo e a humanidade assim como para o homem com a mulher também estende ao relacionamento de Deus com sua Igreja. Isto é, o homem é para a mulher, assim como Cristo é para a Igreja, assim como refletido por São Paulo. Então se uma mulher que cobre sua cabeça ela está proclamando a submissão da Igreja à Cristo. Cobrir-se simboliza a submissão universal a Cristo Jesus. Além disso, por uma extremidade, a mulher anuncia a analogia, mas por outra, também anuncia o Evangelho.
A mulher coberta está dando testemunho do fato de que ela declara que seu marido a ama, assim como Cristo ama a Sua Igreja, e que Deus cuida amorosamente a humanidade, assim como "também Cristo amou a Igreja e se entregou por ela." - e muito melhor do que - o marido assiste amorosamente sobre ela. Este simples pano sobre a cabeça, quando entendido dessa maneira, é um poderoso testemunho da fé católica; felizes são as mulheres que com tão simples gesto podem proclamar essas verdades nobres!
Na Dormição da Virgem Maria, Nossa Senhora e as mulheres de luto são retratados com as coberturas de cabeça tradicionais

São Paulo ilustra essa verdade fazendo referência a costumes relativos ao cabelo. Ele argumenta que os homens que têm o cabelo curto é o mesmo que lhes manter suas cabeças descobertas, que simboliza a sua autoridade sobre a mulher e da autoridade de Cristo sobre a Igreja. Da mesma forma, as mulheres que têm cabelo comprido é o mesmo que lhes manter suas cabeças cobertas, que simboliza a sua submissão ao homem, e a submissão da Igreja a Cristo. Embora isso possa parecer um costume local, São Paulo pede e ensina aos Coríntios  que o homem, na verdade, se deixar o cabelo crescer será uma desonra. Mas se uma mulher deixar seus cabelos crescerem  é uma glória para ela, pois seu cabelo é dado a ela por uma cobertura. O costume do véu, então, se reflete na natureza. Mulheres com os cabelos longos refletem a natureza da sua beleza externa. E os homens mantendo seus cabelos curtos porque, naturalmente, isso também reflete sua própria autoridade. O véu é como aperfeiçoar simbolismo da natureza. (Cor 11,14-15).


Mas São Paulo não diz que "o cabelo é dado a ela como uma cobertura?" Por que, então, ela precisa usar o véu, quando ela já está coberta? Pela mesma razão que usam anéis de casamento, mesmo que o Sacramento permaneça sem eles. Os homens precisam de sinais artificiais de realidades naturais. Pode-se também perguntar por que o padre usa vestes, quando o simples fato de oferecer a missa é um sinal de sua autoridade. São Paulo exige que as mulheres cubram suas cabeças, além de seus cabelos longos, enquanto "orando e profetizando", dizendo que, se fizerem ao contrário, é como se estivessem carecas. (Cor 11,5).

Se ele estivesse se referindo apenas ao cabelo longo da mulher, depois de orar e profetizar seria uma analogia supérflua. Assim, São Paulo estava definitivamente falando de uma cobertura real sobre a cabeça da mulher para além da cobertura natural, pelo menos enquanto orando e profetizando. Em outras vezes, ao que parece, o cabelo por si só é suficiente símbolo de sua submissão ao marido.

Esta, pelo menos, é o que me parece ser a única interpretação coerente do texto antes de ouvir as palavras da Igreja sobre o assunto. O que a Igreja ensinou sobre essas passagens? A Igreja não tem ensinado infalivelmente nada em relação à sua interpretação. No entanto, muitos grandes pensadores têm abordado estes versos, inclusive Padres e Doutores da Igreja. Vou examinar suas opiniões sobre o seu significado, e só então formar opinião própria.


[As reflexões seguirão com textos e estudos de Doutores da Igreja: São João Crisóstomo, Santo Ambrósio de Milão, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino]

Aguardem, meninas!

2 comentários:

  1. Que bom ter esses ensinamentos! Obrigada pela tradução, Carina! Você nos faz ter acesso a outras janelas do conhecimento. Que Deus te abençoe e ilumine! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida!! Aguarde os próximos, serão valiosos!! Conte sempre comigo, ok? Viva a Santa Mãe Igrejaaaaaaa!! rs

      Excluir