sexta-feira, 6 de julho de 2012

Por que usar o véu? [2]


Motivo 2:  Piedade e humildade

A mulher piedosa é a que traz a essência da bondade, piedade e santidade para o mundo em sua volta. “Do mesmo modo, quero que as mulheres usem traje honesto, ataviando-se com modéstia e sobriedade. Seus enfeites consistam não em primorosos penteados, ouro, pérolas, vestidos de luxo, e sim em boas obras, como convém a mulheres que professam a piedade.” (I Tm 2, 9-10). Desta maneira, é evidente que o Corpo de Cristo necessita de mulheres capazes de apiedar-se em seu interior, primeiramente, para que possam externa-las com ações práticas. Para isso, somos capacitados pelo Espírito Santo que frutificará em nós a caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura e temperança (Gl 5, 22-23) para a nossa caminhada diária na busca incessante pelo Senhor.
A honra emana da humildade. A humildade não é ser fraco, mas reconhecer nossas fraquezas; não é ter uma baixa estima, mas é pensar menos sobre si mesmo. Humildade simplesmente significa que temos uma avaliação imparcial das nossas forças e fraquezas. Comte-Sponville comenta: “A humildade é esse esforço, pelo qual o ‘eu’ tenta se libertar das ilusões que tem sobre si mesmo e – porque essas ilusões o constituem – pelo qual ele se dissolve”. Compreendemos nossa maneira de ser e nossas capacidades. Estamos conscientes disso, mas não ficamos nos lamuriando por causa de nossas limitações. Vemos tudo o que temos como dádivas de Deus e sabemos que sem Ele nada seríamos. “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido”. (I Pd 5,6)
Quando uma mulher cobre sua cabeça na Igreja Católica, simboliza sua dignidade e humildade diante de Deus, não dos homens. Não é surpresa as mulheres de hoje terem tão facilmente abandonado a tradição do véu quando os dois maiores significados do véu são piedade e humildade.
A mulher que cobre sua cabeça na presença do Senhor Jesus no Santíssimo Sacramento está lembrando para si mesma que diante de Deus se deve ser humilde. Assim como com todos os outros gestos exteriores, se é praticado adequadamente, penetra no coração e é traduzido em ações bem significativas. O “véu” cobre o que o Senhor, na Sagrada Escritura, chama de “a glória da mulher”, o seu cabelo. Cobrir seus cabelos é um gesto que a mulher faz espiritualmente para demonstrar a Deus que reconhece que sua beleza é menor que a dele e que a glória dele está muito acima da sua. É uma doação de si mesmo, dos próprios desejos e anseios às mãos do Senhor, com piedade e humildade, e reconhecendo-se totalmente dependente do amor e misericórdia de Deus. Usando o véu, a mulher é relembrada que as virtudes não podem crescer numa alma sem uma grande medida de humildade. Assim ela usa o véu para agradar a Deus e recordar a si mesma de praticar tais virtudes com mais ardor.

3 comentários:

  1. ótimo texto.
    tenho uma curiosidade: o véu não fica escorregando sobre o cabelo? ele é preso com grampo ou algum acessório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amado. Fica a critério da moça. Eu não costumo usar não, mas já vi quem use. Os véus de renda costumam escorregar um pouco mais, mas sempre faço um esforço pra não movimentar muito ou bruscamente. Deus abençoe

      Excluir